A mala extraviada e o cuidado de Deus

malasDepois de três semanas fora do Brasil, minha família e eu voltamos de nossa viagem de férias e evangelismo. Como tenho três filhos, a logística para levá-los comigo sempre é bastante complicada (mas é algo que sempre que possível eu me esforço por fazer). Um dos grandes problemas é o espaço insuficiente em nosso carro para acomodar as malas (no mínimo quatro ou cinco, em viagens com essa duração). Desta vez, antes de retornar, tivemos que comprar uma mala a mais, pois ganhamos alguns presentes especiais e não queríamos deixá-los lá. Estávamos preocupados em como transportar todas aquelas malas do aeroporto até nossa casa. Minha esposa orou a respeito disso e deixamos o assunto com Deus. Quando fizemos conexão antes do último voo para nosso país, soubemos que uma das nossas malas havia sido despachada por engano para outro lugar, e já no Brasil fomos informados de que ela chegaria no dia seguinte e seria enviada de graça para o nosso endereço. No mesmo momento olhei para minha esposa e disse: “Nosso problema foi resolvido!” Aquela era a maior das malas e a que traria maior dificuldade para ser acomodada no porta-malas. Deus tinha uma solução com a qual jamais havíamos contado! Ele sempre cuida de nós.

Essa experiência me fez lembrar do texto de Romanos 8:28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” O extravio da mala que inicialmente poderia parecer um problema se transformou na solução de um problema maior e real. Quantas vezes isso acontece em nossa vida? Quantas vezes orações não respondidas ou mesmo atendidas de um modo estranho para nós são, na verdade, bênçãos “disfarçadas”?

Nunca podemos nos esquecer de que Deus tem sempre em vista nosso bem-estar e nossa vida eterna. É verdade que existem tragédias muito mais complexas que o extravio de uma mala e bem difíceis de compreender no contexto do “todas as coisas”, mas um dia tudo será esclarecido. Nas situações incompreensíveis devemos confiar no Deus que já Se mostrou digno de nossa confiança nas situações compreensíveis. Apenas confie.

Se em sua vida alguma mala se extraviar, lembre-se de que Deus está mais emprenhado em lhe garantir uma chegada certa e definitiva.

Michelson Borges

Anúncios