Apocalipse: A Mensagem de Jesus às Sete Igrejas

jesus igrejasAs mensagens para as sete igrejas têm objetivos em três níveis: (1) fortalecer e estimular as igrejas literais da época de João; (2) representar três períodos da história da igreja cristã até a volta de Jesus; e (3) trazer direção, reflexão e esperança para todas as igrejas. Os objetivos do terceiro nível são os que queremos alcançar com as perguntas desta semana.

Perguntas para discussão e aplicação

Sobre a igreja de ESMIRNA

a. Conforme Apocalipse 2:9, quais eram as maiores dificuldades da igreja de Esmirna?

b. Em sua opinião, o que motivava os cristãos daquele período a permanecer fiéis a Jesus apesar dessas dificuldades?

Sobre a igreja de PÉRGAMO

a. Compare Apocalipse 2:13 com João 12:31 e 1 João 5:19. O que significa “habitar onde está o trono de satanás” e ainda assim “não negar a fé” de Jesus? (ver Apocalipse 14:12)

b. Leia Apocalipse 2:6, 15. Por que as doutrinas dos nicolaítas (que se infiltraram nas igrejas de Éfeso e de Pérgamo) eram “detestadas” por Deus? Que tipos de “nicolaítas” modernos, com doutrinas “detestáveis”, tentam se infiltrar em nossas igrejas hoje? Como devemos proceder com as pessoas que promovem tais doutrinas na igreja?

Sobre a igreja de TIATIRA

a. Note que a igreja de Tiatira apresenta pontos muito positivos em 2:19, mas um ponto muito negativo no verso 20. Que lições isso pode nos ensinar?

b. Tiatira foi o período mais negro da história do cristianismo. O que significa para você o fato de que Deus Se dirige aos “restantes” (ou “remanescentes”) de Tiatira (2:24)?

Sobre a igreja de SARDES

a. O que significa dizer que a igreja de Sardes “tem nome de que vive mas está morta”? Por que esse problema é muito grave, e como pode ser resolvido?

b. Como a promessa em 3:5 pode ajudar a melhorar esse quadro?

Sobre a igreja de FILADÉLFIA

a. Compare a “porta aberta” em Apocalipse 3:8 com 2 Coríntios 2:12 e Colossenses 4:3. Por que devemos orar para que o Senhor nos abra a porta para a pregação do Evangelho?

b. Leia o conselho em 3:11. Como alguém pode “tomar” a coroa de outra pessoa que já a tinha reservada no Céu?

Sobre a igreja de LAODICEIA

a. Leia Apocalipse 3:15, 16. Por que, para Jesus, seria melhor sermos “frios” ou “quentes” a continuarmos “mornos”?

b. De acordo com 3:17, a igreja de Laodiceia “nem sabe” de sua horrível realidade. Por que isso torna a situação dela ainda pior? Espiritualmente falando, o que significa ser “infeliz, miserável, pobre, cego e nu”?

c. Conforme 3:18, o que significam o “ouro”, as “vestes” e o “colírio” que Jesus nos recomenda comprar? (ver 1 Pedro 1:7; Isaías 61:10; Efésios 1:17, 18) Por que não devemos nos preocupar com o preço desses três ítens?

d. De que forma a promessa de Jesus em 3:21 nos motiva a permanecer fieis até o fim?

Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Jardim Iguaçu, Maringá, PR

Anúncios