Adventistas são salvos pelo sábado?

advUm querido amigo e irmão batista me enviou uma pegunta sincera e fez a coisa certa – perguntou a um adventista algo sobre os adventistas: “Michelson, uma pergunta de irmão para irmão que somos; sem ressentimentos ou constrangimentos. A guarda do sábado para um adventista é absoluta quanto à salvação, que é pela graça?”

Com muito prazer, eu respondi:

Boa noite, meu irmão. Que bom que me escreveu e fico feliz com a confiança que existe entre nós. Vamos começar com uma pergunta: Não matar, não roubar ou não adulterar são atitudes determinantes para a salvação? O que você me diz?

Como eu sei que você crê na Palavra de Deus, imagino que sua resposta será “não”. Imagino que você dirá o seguinte: “Somos salvos pela graça de Cristo. Basta aceitar os méritos dEle pela fé e seremos salvos.” E um crente salvo vive de acordo com a vontade de Deus por amor. Assim, ele procura, pelo poder que vem de Deus, ser fiel à esposa, não mentir, não roubar, etc. Não faz essas coisas para ser salvo, mas porque é salvo. Assim como uma macieira não produz maçãs para provar que é uma macieira, mas porque é uma macieira, o cristão não produz bons frutos (como a obediência) para provar que é cristão, mas justamente porque é cristão.

O sábado faz parte dos dez mandamentos. Não é menor nem maior do que qualquer outro dos demais. Portanto, o que eu disse acima se aplica também ao quarto mandamento. Nenhum adventista guarda o sábado porque acha que fazendo isso será salvo. Todo adventista aprende desde cedo que a salvação é pela fé na graça de Cristo.

Um bom exemplo disso tudo é o do ladrão convertido na cruz. Ele não tinha mérito algum. Roubava, mentia e certamente não guardava o sábado. Quando se arrependeu e pediu perdão, foi salvo por Cristo, independentemente das obras da lei que ele não guardou. Salvo pela graça.

Mas e se ele não tivesse morrido? Se tivesse a chance de uma nova vida? Será que ele voltaria à vida de pecado? Será que continuaria mentindo e roubando? Certamente que não, pois o desejo de todo convertido e perdoado que ama Jesus é fazer a vontade dEle; obedecer Seus mandamentos, conforme Ele mesmo disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15).

Sempre por amor, amigo. Simples assim. [MB]

Saiba mais sobre esse assunto. Clique aqui.