Família: as escolhas que fazemos

escolhasTodos os dias fazemos muitas escolhas, até mesmo sem perceber (cerca de 70 por dia, de acordo com a pesquisadora Sheena Iyengar, da Universidade de Columbia, EUA). Contudo, além de escolhermos o reino de Deus em primeiro lugar, há pelo menos três outras escolhas que são fundamentais para uma vida mais feliz (ou menos pesarosa): os amigos, o cônjuge e a profissão.

Perguntas para discussão e aplicação

1. Por que Deus nos deu a capacidade de exercer o livre-arbítrio? Como seria se não fôssemos capazes de fazer escolhas?

2. Leia Efésios 1:3, 4 e 2 Timóteo 1:9. Quais escolhas Deus já fez e que não nos obriga a aceitar? Por que Ele não nos obriga a aceitar a salvação? Mais ainda, por que Deus não nos força até mesmo a amá-Lo? Quais são os passos para podermos amar a Deus ou a qualquer outro ser?

3. Que tipos de atitudes nos ajudam a tomar decisões corretas? (Ver Sl 119:105; Pv 3:5, 6; 15:22; 1Ts 5:17; Tg 1:5.)

Sobre a escolha de amigos

De acordo com Provérbios 12:26; 22:24, 25 e 1 Coríntios 15:33, quais são as consequências de escolher mal os amigos? Que critérios devemos usar ao escolher amigos íntimos? Como cada um de nós pode se tornar um bom amigo antes?

Leia sobre a poderosa amizade de Davi e Jônatas em 1 Samuel 18:1; 2 Samuel 1:26; Provérbios 17:17. O que os tornou tão grandes amigos? Ao contrário do que alegam alguns, como sabemos que esse amor entre os dois não tinha nada a ver com homossexualidade? (Rm 1:27; 1Co 6:9, 10; etc.)

Sobre a escolha do cônjuge

Quais as consequências de se escolher mal o futuro cônjuge? Quais seriam as características básicas desejáveis em um cônjuge cristão? (Ver Sl 119:97; 1Co 15:33; 1Jo 3:18.)

Por que temos a tendência de desejar no cônjuge (ou futuro cônjuge) as características que nós mesmos, na verdade, não temos?

Depois que a escolha do cônjuge já foi feita de maneira precipitada ou equivocada, como ainda se pode viver junto de maneira a honrar o nome de Deus?

Sobre a escolha da carreira

Leia Lucas 14:28-30. Por que a escolha da profissão ou da carreira também é importante para a nossa vida? Quais são as consequências de não escolher uma profissão ideal?

Leia Provérbios 23:4 e 1 Timóteo 6:9, 10. De que forma o amor ao dinheiro (e não o dinheiro em si) é “a raiz de todos os males”? Como manter o equilíbrio entre a necessidade de produzir dinheiro com o suor do rosto e manter o reino de Deus em primeiro lugar?

O que suas escolhas revelam sobre o seu relacionamento com Deus?

Que promessas da Bíblia podem nos ajudar em momentos de angústia e culpa por causa de escolhas erradas que possamos ter tomado?

Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Jardim Iguaçu, Maringá, PR