Os terraplanistas, em sua campanha de desinformação, tendo um evolucionista na liderança da organização internacional Flat Earth Society, vão realizar uma convenção no Brasil, país com enorme potencial para ideias conspiratórias como a da Terra Plana, pois muita gente aqui prefere se informar por meio de videozinhos no YouTube a estudar matemática e física. Sim, os terraplanistas que dizem que a gravidade não existe e que a atmosfera é, na verdade, uma cúpula sólida dentro da qual o Sol e a Lua (muito menores do que a Terra) giram circularmente, estranhamente se pondo e nascendo todos os dias. Sim, os terraplanistas que sustentam que os eclipses são causados por corpos celestes invisíveis que de vez em quando passam na frente do Sol e da Lua, encobrindo-lhes a luz. Os terraplanistas que afirmam que nas bordas da Terra pizza há uma parede de gelo intransponível. Esse pessoal que despreza todos os conhecimentos em astronomia e matemática, revelados desde Newton, Galileu e Copérnico, quer levar essas ideias estapafúrdias ao grande público, e pior: muitos deles sustentam que essas ideias seriam bíblicas, atraindo, com isso, escárnio e descrédito especialmente ao criacionismo bíblico.
Entre esses expoentes do terraplanismo há um indivíduo formado em geofísica que parece ter esquecido tudo o que aprendeu na faculdade. Um rapaz que se vale do currículo para dar respeitabilidade às ideias extravagantes que defende, como a de que o ser humano é obrigado a comer carne e que isso estaria vinculado à possessão demoníaca (!), contrariando todas as pesquisas recentes na área de nutrição, que apontam as inúmeras vantagens da dieta vegetariana.
Tem também um garoto físico que defende a Teoria do Design Inteligente, mas ultimamente vem gastando mais tempo para tentar provar que a Terra é plana e que os norte-americanos não teriam ido à Lua, numa cruzada sem sentido e que já chamou a atenção da grande mídia – obviamente pelo ridículo da coisa.
Conforme escreveu meu amigo Marco Dourado, isso é “preocupante. Em 2015 e 2016, havia meia dúzia de gatos pingados defendendo intervenção militar em meio a centenas de milhares de manifestantes que só queriam um processo normal de impeachment. Pois eram justamente esses os fotografados e entrevistados pela extrema-imprensa a fim de caracterizar o movimento como golpista. Mesma coisa entre os criacionistas e defensores da Teoria do Design Inteligente: bastam dois ou três defendendo o terraplanismo que os sabujos midiáticos da Nomenklatura Científica vão igualar as duas coisas para nos tachar de malucos”.
O problema é que esses dois ou três fazem muito barulho e muito estrago, atrapalhando o trabalho dos criacionistas e teóricos do Design Inteligente que preferem agir como verdadeiros cientistas, com base em fatos, usando a verdadeira ciência e uma compreensão séria da Revelação, deixando de lado o sensacionalismo polemista caça-views.
Michelson Borges