Isaac Newton era ocultista?

isaac_newtonJá escutou que Isaac Newton, que para muitos foi o maior cientista de todos os tempos, não era cristão, mas um praticante do ocultismo e da alquimia? Há bons esclarecimentos no vídeo abaixo, feito por Gabriela P. Bailas, uma física brasileira que cursou seu doutorado em Física na França e faz pós-doutorado na High Energy Accelerator Research Organization, uma espécie de CERN do Japão. Ela não declara ser ou não religiosa, mas é mais equilibrada que muitos ditos religiosos, inclusive não vendo problema nos estudos que Newton fez da Bíblia. Chega mesmo a comentar a visão dele de buscar unir ciência e religião como não sendo algo anticientífico, mas uma motivação pela curiosidade, pelo rigor e pela busca por desenvolver tudo que fez em direção à verdade. Ela também comenta a acusação de que Newton teria feito parte da sociedade secreta chamada Rosa-Cruz.

Bom vídeo para desmistificar os ataques de terraplanistas contra Newton. Para negar a teoria da gravidade (que destrói totalmente o terraplanismo), eles acabam atacando a vida pessoal de Newton (argumento ad hominem para tirar a credibilidade da mensagem de alguém), dizendo que ele recebeu essa teoria de anjos caídos para esconder do mundo que a Terra é plana [!], algo que para os terraplanistas é, em geral, o único jeito de tornar o ser humano um ser especial aos olhos de Deus. Esqueceram o que significa a cruz e quão suficiente ela é para nos mostrar que somos especiais para Deus. 

terraplanismo é um “bom” exemplo do que acontece quando falsa religião e falsa ciência se unem: negação de diversas realidades básicas.

Josué Cardoso

Leia mais sobre Isaac Newton aqui.