Convenção terraplanista é realizada em auditório maçom e causa polêmica

flatcon[A notícia a seguir foi divulgada pelo site Gaúcha ZH; meus comentários seguem entre colchetes. – MB]

Na frente do Teatro Liberdade [que pertence à maior Loja Maçônica de São Paulo; confira aqui], um homem gravava, por volta das 8h20 da manhã de domingo (10), vídeos com pessoas em uma aglomeração. Ao fim de cada entrevista, ele puxava o bordão “a Terra é”, ao que os mais próximos respondiam “plana!”. Todos ali esperavam o início da primeira Convenção Nacional da Terra Plana, a FlatCon. Com um público de cerca de 400 pagantes, segundo os organizadores, o evento reuniu pessoas de diferentes profissões e regiões do país, todos com a crença em comum de que a Terra não é redonda. Outro denominador comum é o YouTube como fonte de informações.

[Desta vez, os participantes não sabiam onde seria realizado o evento, e essa informação só foi fornecida horas antes, já que a locação anterior – um auditório de colégio católico – foi cancelada pela instituição, ao saber do teor do encontro.]

Foi lá [no YouTube] que o corretor de imóveis Daniel Vannucci da Fonseca, 43 anos, diz ter descoberto as ideias que movem os grupos de terraplanistas. Ele diz ter viajado de Belo Horizonte a São Paulo para ir ao evento e “fortalecer o movimento”.

Jota Marthins, um dos principais youtubers terraplanistas, também passou a duvidar do formato da Terra depois que assistiu a um vídeo sobre o assunto. Desde então, diz que faz testes para verificar a curvatura da Terra. Ele não revela sua profissão ou formação e se define como pesquisador e escritor. Seu canal […] tem 119 mil inscritos. […] O youtuber também diz acreditar que há grupos secretos que buscam dominar as pessoas por meio do controle da informação. Questionado sobre quais seriam os grupos, Marthins preferiu não dar nomes, mas disse à Folha que já foi ameaçado por “eles”. [Curiosamente, alguns youtubers terraplanistas dizem que a maçonaria faz parte desse “eles”…]

Já o auxiliar de cozinha Izaias Assis, 56 anos, que veio de Uberlândia para participar da FlatCon, tem menos papas na língua. Segundo ele, os dominadores – como muitos terraplanistas chamam os que afirmam que a Terra é redonda – incluem iluminatis, maçons [olha aí!], ingleses e a Nasa (agência espacial americana). Assis diz que tinha dúvidas sobre o formato da Terra desde que era adolescente. “Eu me perguntava: ‘Como as pessoas podem ficar de cabeça para baixo e não cair?’ Nunca acreditei [que o planeta é esférico], apesar de ter precisado colocar nas provas escolares que a Terra é um globo. [No espaço não existe “em cima” e “embaixo”, mas vai dizer isso para eles…]

Hipóteses não faltam no evento para explicar que a Terra é “plana e estacionária”, frase repetida à exaustão.

O primeiro palestrante do dia, o youtuber Anderson Neves, disse que as fotos da Terra que comprovam a sua esfericidade são montagens ou foram tiradas com lentes grande angulares, com maior abertura. “A Terra é plana. Existe uma manipulação da mídia para esconder a verdade. Nós verificamos os fatos. A gravidade, por exemplo, é uma palavra mágica usada para induzir as pessoas. Será que não deveríamos sentir o movimento da Terra?”, questiona [dando um tiro de bazuca nos conhecimentos da física].

Neves, assim como muitos participantes, associa o que chama de mentira sobre o formato da Terra às “falácias da ida do homem à Lua e do aquecimento global”. Marthins, por exemplo, diz que a viagem à Lua foi uma simulação necessária para que a discussão sobre o formato da Terra chegasse ao fim. O jornalista e organizador do evento, Jean Ricardo Gonçalves, 44 anos, concorda. “Por que somente os Estados Unidos estiveram lá?”

Na verdade, missões não tripuladas da Rússia e da China já pousaram suavemente na Lua – recentemente, Índia e Israel também tentaram o feito, sem sucesso. […]

Já se sabe que a Terra é redonda há pelo menos 500 anos. A primeira confirmação veio por meio da expedição do português Fernão de Magalhães [veja este vídeo], que promoveu a primeira volta ao mundo. O objetivo de Magalhães, porém, nunca foi dar a volta. Quem concretizou o feito foi o espanhol Juan Sebastián Elcano, que assumiu o controle da viagem após a morte de Magalhães nas Filipinas.

Os primeiros indícios de que a Terra é redonda datam, porém, de muito antes. Discípulos de Pitágoras (séc. 6 a.C.) já observavam a ocultação de navios distantes pelo horizonte.

A primeira medição da circunferência da Terra, que tinha uma margem de erro entre 44 mil e 46 mil quilômetros (o número preciso conhecido hoje é 40.075 quilômetros), foi feita por Eratóstenes (séc. 3 a.C.). Na época de Galileu (séc. 16 d.C.), a Terra esférica já era um consenso entre filósofos naturais [veja aqui]. Insistir no oposto demanda o esforço de refutar evidências desde os gregos antigos até fotografias de astronautas, passando por Kepler, Newton e Einstein [todos eles, obviamente, desacreditados pelos terraplanistas, que adoram sacar da manga o argumento ad hominem].

No Brasil, 7% da população acreditam que a Terra seja plana, segundo pesquisa Datafolha de julho deste ano. O levantamento foi feito com 2.086 entrevistados maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país. O Datafolha indica que, quanto menor a escolaridade, maior a crença de que a Terra é plana. Os mais velhos são os que mais duvidam que o planeta seja redondo. Além disso, a crença na Terra plana também é maior entre os católicos e os evangélicos do que entre os ateus [talvez pela má interpretação de textos bíblicos “cosmológicos”].

Entre os terraplanistas, há uma divisão entre os ateus ou agnósticos e os criacionistas, que rejeitam a teoria da evolução de Darwin. [E aqui está o motivo de eu insistir em falar desse assunto: para deixar claro que criacionistas bem informados e intelectualmente honestos nada têm que ver com essa ideia da Terra plana.]

(Gaúcha ZH)

Nota: Ironia maior não poderia haver do que o primeiro evento terraplanista do Brasil ter sido realizado num teatro maçônico (confira aqui e aqui). Sim, porque os youtubers terraplanistas mais famosos vivem falando mal da maçonaria e a relacionando com teorias conspiratórias (algumas com fundo de verdade, evidentemente). A maçonaria faz parte dos misteriosos “eles” sempre citados pelos terraplanistas. Aí os defensores da Terra plana organizam um evento, pagam pelo local e ajudam a financiar quem? A maçonaria! A contradição é tão grande que outros terraplanistas ficaram revoltados e estão criticando os organizadores da FlatCon. Assista ao vídeo abaixo:

Evidentemente que não se podem ignorar os interesses ocultos de organizações como a maçonaria (em breve postarei em meu canal material de confiança sobre isso, bem diferente dos sensacionalismos encontrados por aí), mas o que quero destacar aqui é exatamente a incoerência de pessoas que satanizam a Agência Espacial Americana (Nasa) por ter tido um cientista ocultista como fundador de um de seus laboratórios (veja isto), ao passo que se reúnem sob as barbas de uma Loja Maçônica e ainda pagam para usar um de seus auditórios.

O primeiro encontro brasileiro de terraplanistas teve até “mensagem musical”. Conheça o hino terraplanista (o risco de ficar com a melodia colada na mente é todo seu):

Entre os palestrantes do evento estiveram o dono do canal Mistérios do Mundo (o mesmo que afirmou que a Nasa teria admitido a existência do tal domo sólido, quando, na verdade, a descoberta tem que ver com uma “barreira” de hidrogênio nos confins do sistema solar; confira aqui) e o físico criador do canal Inteligentista (defensor da Teoria do Design Inteligente que hoje mais divulga teorias de conspiração como a da Terra plana e a da não ida do homem à Lua), que apresentou uma palestra à distância sobre a “farsa da ida do homem à Lua”.

Quando souberam que a Nasa (que também é uma agência de fomento à pesquisa) financiou o projeto científico do professor de uma universidade adventista norte-americana (o que é muito comum de acontecer, quando os projetos são sérios), os mesmos youtubers terraplanistas que participaram de um evento em um espaço maçom disseram que a Igreja Adventista é aliada da Nasa (!). No caso da Nasa, trata-se de financiamento/dinheiro público. No caso da maçonaria, é algo privado, e com certeza havia outros locais como opção para o evento, ainda mais na maior cidade da América do Sul. Dois pesos, duas medidas. Mas como esperar coerência de pessoas que têm como “guru” alguém que afirma sem base científica que o galo canta porque a Terra é plana; que quem não come carne está mais sujeito à possessão demoníaca; que a Lua é um holograma; e outras coisas do gênero. (Aliás, gostaria de saber qual será a opinião dele sobre a realização de um encontro terraplanista em um auditório maçônico.)

Outro palestrante da FlatCon, conhecido como “Evangelista Flávio”, disse: “A polarização representa o joio e o trigo; os bodes e as ovelhas; a treva e a luz; o bem e o mal. É profética. Jesus vai voltar como rei soberano, instituir um governo central e destituir todos os outros da Terra.” Isso foi noticiado no blog do Paulo Sampaio e me deixa muito preocupado pelas falsas associações que podem ser feitas.

O “evangelista” disse mais: “Para haver salvação, só há um caminho a seguir. Ou você a aceita que a Terra é plana, como produto do Criador, ou fica com a teoria do caos, que dispensa a necessidade Dele.” Nem precisa dizer que isso é um total absurdo!

Como disse meu amigo Marco Dourado: “A melhor evidência de que os terraplanistas são apenas inocentes úteis manipulados pelos evolucionistas é que as portas da extrema-imprensa e da mídia cientificista se abrem espontaneamente para acolhê-los e dar-lhes púlpito e palanque para sua teoria.” Coisa que, infelizmente, não acontece com criacionistas sérios. [MB]

 

Seleção dos melhores vídeos que demonstram a esfericidade da Terra e refutam a crença terraplanista (infelizmente, alguns deles têm palavrões):

Playlist de Michelson Borges sobre Terra plana: https://www.youtube.com/watch?v=nbCBxqAe6uM&list=PLrKyVK1crMRBV0-p0AF5_JP6b-kplFDqA

Estudo sobre falácias (Eduardo Lütz):

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=Acek3-Vzdnc&t=4s

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=RHT1VarWkxk&t=4s

Explicações de questionamentos terraplanistas

Gravidade não existe? https://www.youtube.com/watch?v=goT5S7WYhRo

Teste de curvatura (Ilha Sumítica) – Terra plana detonada mais uma vez: https://www.youtube.com/watch?v=haQqhu_dvvA

Por que não vemos navios e prédios inclinados seguindo a curvatura da terra? https://www.youtube.com/watch?v=mG3VBwjzuLA

O mapa da Terra plana e as rotas aéreas: https://www.youtube.com/watch?v=2Q3uwe6Gcg0

Terra plana? Rota aérea Sydney-Santiago: https://www.youtube.com/watch?v=3yQuzhntobc

É nessa hora que terraplanista chora (movimento das constelações no céu/Cruzeiro do Sul): https://www.youtube.com/watch?v=yB4hEPSh2Ng

Cruzeiro do sul explicado pelo canal Inteligência Natural: https://www.youtube.com/watch?v=bfmkWbqtNnM

Maior terraplanista do Brasil explica a questão sobre o Cruzeiro do Sul: https://www.youtube.com/watch?v=M4VId-RWxgY

Terra Plana? Sol visto simultaneamente no Brasil e no Japão: https://www.youtube.com/watch?v=dhGc-RF4dTo

Experimento prova o Equinócio na Terra Plana… SQN: https://www.youtube.com/watch?v=bEwRVZ9c_zQ

Experimento terraplanista provou que a Terra plana é uma mentira: https://www.youtube.com/watch?v=KEbicL9aPU4

O verão chegou e a Terra plana acabou: https://www.youtube.com/watch?v=sS7bhv2YcOg

Razec refuta Inteligentista: https://www.youtube.com/watch?v=xXWVJYx3Pjc

Refutando eclipses longos: https://www.youtube.com/watch?v=4J0vQ__IwY4&feature=youtu.be

Walter Bislins e o tiro no pé da Terra plana: https://www.youtube.com/watch?v=dr-vth6bXTQ&feature=youtu.be

Testemunho de ex-terraplanistas

Debate na Terra plana – O que será daqui pra frente? https://www.youtube.com/watch?v=nhk7aE1Lx4Q

Confessando a Terra plana – aceita ou será ceifado! https://www.youtube.com/watch?v=TD15xSsjvck

React – Terraplanista reconhece erros e abandona o movimento: https://www.youtube.com/watch?v=CXlY_3ynoD0

Por que estamos questionando a Terra plana? https://www.youtube.com/watch?v=tEzRJg4c5vY

Reacts ao debate no GNT com terraplanista

Físico reage a terraplanista “Mude Minha Ideia” e cientistas: https://www.youtube.com/watch?v=_uaXNY3dA2g

Astrônimo reagindo à Terra plana – “Mude Minha Ideia | Quebrando o Tabu”: https://www.youtube.com/watch?v=mA-QjboQdts

Abaixo, vídeos de um físico discutindo a parte histórica e conceitual por trás de teorias de Newton e Einstein que estão sendo questionadas:

Newton é um charlatão? | Analisando um texto do Olavo de Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=Y8sYIVkFM7I

A farsa de Albert Einstein? | Um vídeo do Olavo de Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=Jm4zpiAyqMs

Análise facial

Terraplanistas não acreditam na Terra plana (análise da participação se terraplanistas no programa “The Noite”: https://www.youtube.com/watch?v=thHOJhxqmyE

“A chamada ciência e a religião achar-se-ão em campos antagônicos, porque os homens finitos não compreendem o poder e a grandeza de Deus. Estas palavras da Escritura Sagrada foram-me apresentadas: ‘Dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si’ (Atos 20:30). Isso se verá certamente entre o povo de Deus” (Ellen White, Evangelismo, p. 593).

“Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura” (Ellen White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 112).