ATENÇÃO! Este livro contém conteúdo altamente transformador

bastidoresNão é de hoje que ouvimos dizer que o que lemos, ouvimos, vemos (assistimos), jogamos, etc. nos afeta diretamente, e aos que estão ao nosso redor. Mas você já pensou em quanto isso realmente te afeta? De forma magnífica, o jornalista Michelson Borges aborda o assunto por vezes discutidos de forma superficial e sem o embasamento necessário. Com delicadeza, mas sem medo de chamar o pecado pelo nome (falar de tabus), o autor retira a cortina que separa o espectador dos bastidores e revela o mundo caótico, imundo e nojento que são as mídias (que fique claro: nem tudo na mídia é ruim! Como tudo na vida, há coisas boas e más).

Em menos de 200 páginas nos é revelada a poderosa arma que elas são. De RPGs, videogames, filmes, a livros e internet, nada escapa da análise minuciosa do autor, que com dados científicos, pesquisas, uma pitada de biografia, diversos depoimentos e entrevistas, nos mostra o que por vezes negligenciamos: a sociedade atual parou de pensar. Não passamos de seres manipulados.

Não, não se sinta abalado, caro leitor. Conhecimento é vida. E como se já não bastasse a influência que as mídias têm sobre os adultos “pensantes”, imagine o que elas fazem com os mais novos? Sem papas na língua, o autor escancara o perigo ao qual crianças e adolescentes estão expostos diariamente, sem que ao menos percebamos. Os depoimentos, dados e falas de especialistas reiteram que, se não forem bem guiadas, nossas crianças sofrerão dores desnecessárias por influência de jogos, desenhos, HQs, etc.

O alerta atinge a todos, de crianças a idosos; TODOS estão sob a influência da mídia. A pergunta que fica é: De qual lado estamos? Dos que estão conscientes e tomando as medidas necessárias para se manter blindados, ou do lado “Maria-vai-com-as-outras”, se deixando levar por esse mar de informações?

Boa leitura!

(Resenha publicada no Instagram @vestidadeletras)

Adquira já o seu exemplar de Nos Bastidores da Mídia.