Perguntas interativas da Lição: Possibilidades ilimitadas

gift“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes” (Apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 12:1). Não devemos ser ignorantes a respeito dos métodos de Deus para tornar melhores testemunhas! Os dons do Espírito Santo, assim como os talentos herdados ou adquiridos que forem empregados para o ministério, nos habilitam a testemunhar de Jesus com muito mais eficácia. Esse foi o tema da Lição da Escola Sabatina desta semana.

Perguntas interativas para discussão:

Leia 1 Coríntios 12:1. Em sua opinião, por que não devemos ser ignorantes a respeito dos dons espirituais?

Leia Atos 1:8. Por que precisamos de “capacitação” do Espírito Santo para ser testemunhas de Deus? Por outro lado, quais são os problemas de testemunhar sem a direção do Espírito Santo?

Conforme Atos 2:38, por que a capacitação do Espírito Santo está relacionada ao batismo?

De acordo com 1 Coríntios 12:7, os dons são dados para um fim “útil” ou “proveitoso”. Que fim é esse? (Comparar com Efésios 4:11-13.)

Leia 1 Coríntios 12:11, 18 e Marcos 13:34. Que critérios Deus usa para distribuir os dons espirituais? O que isso nos ensina sobre o caráter de Deus e Sua soberania?

Alguns dos dons são registrados em Romanos 12:6-8, 1 Coríntios 12:8-10, 28-31 e Efésios 4:11. Que outros dons você imagina que poderiam estar nessas listas se elas tivessem sido escritas hoje? O que isso nos ensina sobre a natureza dos dons espirituais?

Conforme 1 Coríntios 12:19-21, 25-27, em que sentido os diversos dons “dependem” uns dos outros?

Na parábola dos talentos, em Mateus 25, todos receberam pelo menos 1 talento; nenhum dos servos ficou sem. De acordo com os versos 14-16, por que uns receberam mais talentos que outros? Nesse sentido, de que forma os “talentos” se diferenciam dos “dons espirituais”? Como podemos “multiplicar” os talentos que Deus nos confiou de maneira a ser melhores testemunhas do Evangelho?

Por que é desejável que a igreja tenha todos os dons espirituais antes da volta de Cristo? (1Co 1:5-7)

Como podemos descobrir os dons que Deus nos concedeu? (Veja Lucas 11:9, 13.)

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)