Perguntas interativas da Lição: a Lei como professor

A educação cristã contempla alguns elementos importantíssimos para a jornada da vida. Um deles é o “temor do Senhor”, que é “o princípio da sabedoria” (Pv 1:7). Outro elemento, que deve ser consequência do anterior, é a obediência à Lei de Deus. Aliás, a própria Lei é uma “instrutora” no contexto da educação cristã. Esse foi o tema de estudo da lição da Escola Sabatina desta semana.

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Leia Deuteronômio 31:12, 13 e Salmo 111:10. Por que o temor ao Senhor deve ser parte da educação cristã? O que significa “temer” a Deus sem “ter medo” dEle? Como podemos temê-Lo e amá-Lo ao mesmo tempo? (veja 1 João 4:18)

Leia Deuteronômio 31:16, 19, 20. Deus ensinou aos hebreus um hino cuja letra prenunciava a apostasia do povo quando entrasse na terra de Canaã. A letra desse hino está no capítulo seguinte do livro (32). Em sua opinião, por que Deus fez uma aliança com os hebreus mesmo sabendo que eles a quebrariam no futuro? De que forma esse hino “educaria” o povo após a morte de Moisés? De que modo esse mesmo hino seria também uma “testemunha contra” esse povo no futuro? (R.: A letra desse cântico profético servia para educar o povo de Israel a respeito das consequências de sua desobediência antes mesmo que chegassem a esse ponto de rebeldia. Além disso, esse cântico vindicava o caráter santo e justo de Deus quando o povo estivesse devastado por causa de suas próprias escolhas erradas.)

De que modo a Lei pode ser uma “testemunha contra” nós? Nesse caso, o que essa “testemunha” nos ensina sobre a nossa necessidade do Evangelho?

Leia Josué 1:8. Nos termos bíblicos, o que significava “prosperar” ou ser “bem-sucedido” por obedecer a Deus? (Compare com a parte final de 2 Crônicas 20:20.)

Leia Gálatas 2:16, 21; 3:21; Romanos 3:31; 6:15. Se a obediência à Lei de Deus não pode nos salvar nem nos trazer vantagens materiais, então por que escolhemos obedecer?

Ao pensar em Jó, João Batista e outros fiéis servos de Deus que sofreram muito, responda: Por que a tragédia também atinge os que guardam as leis de Deus? (Veja Hebreus 11:13-16.)

Leia Lucas 2:51, 52; Filipenses 2:8; Hebreus 5:8. O que a educação que Jesus recebeu de Seus pais terrenos e a vida que Ele viveu nos dizem em relação à obediência às leis de Deus?

Apesar de procurarmos obedecer a Deus, por que a vida cristã não deve ser reduzida a apenas um “conjunto de regras a seguir”?

De que maneira a educação cristã pode formar pessoas que temam a Deus, guardem os Seus mandamentos, e “andem como Jesus andou”? O que significa, na prática, em pleno século 21, “andar como Jesus andou”? (Veja 1 João 2:3-6)

Leia Mateus 22:37-40; João 14:15, 24; Romanos 13:8-10. Em que sentido o amor é o “resumo” ou a “essência” da Lei? Como esse conhecimento comprova que o cristianismo se trata muito mais de transformação da natureza do que apenas de “mudança de comportamento”? Sendo assim, qual é ainda o papel da lei nesse processo? (Veja 1 Timóteo 1:8-11.)

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)