Perguntas interativas da Lição: O que Aconteceu?

Nesta semana, começamos a estudar um novo tema por meio da Lição da Escola Sabatina. O título geral da lição deste trimestre é “A promessa: a aliança eterna de Deus”. Iniciamos esse novo estudo refletindo sobre questões existenciais fundamentais que dão sentido, direção e propósito para a vida: O que a Bíblia ensina sobre as origens? Que tipo de relacionamento Deus queria ter com a humanidade? Qual era a finalidade da árvore do conhecimento do bem e do mal? Que esperança foi dada a Adão e Eva depois que eles pecaram?

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Leia Gênesis 1:31. Se o próprio Deus disse que tudo em Sua criação era “muito bom”, por que existe tanto mal e tanta tristeza? (ver Mt 13:27-30)

Discuta sobre como a Bíblia responde as seguintes perguntas da humanidade: “Por que existimos?” “Qual é o sentido da vida?” “Para onde estamos indo?”

Por que faz mais sentido acreditar que um Criador nos colocou propositalmente no mundo do que crer que somos simplesmente o resultado do “acaso”?

O que significa dizer que fomos criados “à imagem e à semelhança” de Deus? (R.: Temos a capacidade de raciocinar, de planejar e, principalmente, como representantes de Deus, de fazer “juízo e justiça” [Sl 97:2; Is 5:16; Jr 9:24; Ez 33:19; 45:9; Os 2:19; Am 5:7, 23, 24; Ef 4:24]. Fora disso não seríamos muito diferentes dos animais, conforme Eclesiastes 3:18-21.)

Por que Deus fez Eva do mesmo “material” de Adão? Que tipos de teorias poderiam ser ensinadas erroneamente se Deus os tivesse feito de duas porções separadas de barro?

Leia Gênesis 2:16, 17. Por que Deus fez esse teste de obediência com o casal? Como esse mandamento (de não comer da árvore) pode ser comparado aos dez mandamentos? O que isso nos diz sobre o caráter de Deus?

Leia Gênesis 3:1-6. Por que Satanás usou uma serpente para enganar Eva? O que ele usa hoje e como podemos estar atentos contra esses enganos?

Como a promessa de Deus em Gênesis 3:15 trouxe esperança ao casal e à humanidade?

Como podemos nos relacionar hoje com Deus, mesmo em nossa condição decaída?

Leia Gênesis 3:9. Por que Deus preferiu perguntar onde Adão estava em vez de simplesmente aparecer ao seu lado e lhe dar uma bronca? Como Jesus espera hoje que respondamos a essa pergunta: “Onde estás”?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)