Perguntas interativas da Lição: Os princípios fundamentais da aliança

A aliança de Deus com os seres humanos é semelhante ao casamento: ela define um acordo e um relacionamento. Deus, motivado por Seu grande amor por nós, é o iniciador do relacionamento de aliança. Ele mesmo toma todas as providências para que sejamos salvos. De nossa parte, precisamos confiar totalmente nEle.

O que significa “fazer uma aliança” com alguém? Como a aliança com Deus é diferente das alianças feitas entre seres humanos?

Em sua opinião, o que uma aliança de um Ser perfeito e santo com meras criaturas mortais revela sobre o caráter de Deus?

Por que a aliança com Deus não deve apenas se resumir a um “acordo entre as partes”, mas deve também ser fundamentada em um relacionamento com Ele? Qual seria o problema dessa aliança se não envolvesse um relacionamento sobrenatural com o Divino? (R.: Seriam meras obras vazias sem o poder do Alto que transforma e santifica o coração – Jr 13:23; Jo 15:5; etc.)

Leia sobre a aliança de Deus com Noé em Gênesis 6:18. Quais eram os deveres de ambas as partes desse acordo?

Leia sobre a aliança de Deus com Abraão em Gênesis 12:1-3. Quais foram as partes do acordo? Com base em Gênesis 15:6, qual foi a função da fé e das obras humanas nessa aliança? (Compare com Gl 3:29; Hb 11:8; Tg 2:20-26.) O que podemos aprender a partir desses textos para nossa própria vida espiritual?

Leia sobre a aliança de Deus com Moisés em Êxodo 6:2-7. De que modo essa aliança é uma continuação da que Deus havia feito com Abraão (Gn 12:1-3)? Em que sentido a aliança de Deus nos torna dEle e Ele de nós?

Compare a “velha aliança”, ou antigo testamento (Êx 24:7, 8), com a “nova”, ou novo testamento (Mt 26:27, 28). Qual é a essência da nova aliança que a torna tão superior (compare com Hb 10:4 e 1Pe 1:18-20)?

Leia sobre a “nova aliança” que Deus quer fazer com toda a humanidade: Jr 31:33; Hb 8:10; 10:16, 17. Qual é o significado de Deus “escrever” Sua lei em nosso “coração” e em nossa “mente”?

De que forma podemos celebrar hoje mesmo e durante toda a vida a nova aliança de Deus conosco?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)