Perguntas interativas da Lição: Uma aliança eterna

Abraão é considerado o “pai da fé”. A aliança de Deus com ele consistia em abençoar todas as famílias da Terra. Abraão poderia recusar, se quisesse. Mas ele preferiu obedecer. Por isso, foi chamado também de “o amigo de Deus” (Is 41:8).

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Veja a primeira vez que Deus apareceu a Abrão em Gênesis 12:1-3. Como vemos aqui os elementos “fé” e “obras” em ação? O que significa a expressão “seja você uma bênção”? Como “todas as nações da Terra” seriam benditas por meio dessa aliança?

Leia Genesis 15:7. Não sabemos as vogais do nome de Deus apresentado nesse versículo. É a junção de quatro letras hebraicas que equivalem a YHWH – daí o nome “tetragrama sagrado”. É impronunciável se não forem inseridas vogais entre as letras. A maioria das versões da Bíblia traduz essa palavra como “SENHOR” (com todas as letras em maiúsculo). Essas letras fazem parte do verbo “ser/estar”. Isso significa que Deus é eterno, Aquele que era, que é e que sempre será. Em sua opinião, por que Deus Se apresentou com esse nome para Abrão?

Os significados dos nomes na cultura hebraica são muito importantes. Em Gênesis 17:1, Deus aparece de novo a Abrão e se apresenta com o nome de “Deus Todo Poderoso” (El-Shadai). Que mensagem Ele queria transmitir com esse nome? Que mensagem transmite a você, hoje?

Em Gênesis 17:4, 5, Deus mudou o nome de Abrão (“Pai Alto”) para Abraão (“Pai de Multidão”). Por que seria importante essa mudança na mente de Abraão e de todos os que ouvem sua história?

Conforme Gálatas 3:7, 29, em que sentido nós, os cristãos, somos “filhos de Abraão”?

Deus estabeleceu Sua aliança com Abraão em três etapas (Gn 12:1-3; 15:7-18; 17:1-14). Qual o significado da circuncisão no terceiro encontro? Conforme Colossenses 2:11, 12, de que forma o batismo substitui a circuncisão?

Qual o significado de Gênesis 18:19? Como os cristãos (que são filhos de Abraão por meio de Jesus Cristo) cumprem esse propósito hoje?

Leia Apocalipse 2:17. Por que Jesus nos dará uma “pedrinha branca” com um novo nome? Por que ninguém saberá o significado de nossos novos nomes, a não ser nós mesmos? Que nome você acha que receberia como uma lembrança eterna de sua experiência e sua vitória com Jesus Cristo?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)