Perguntas interativas da Lição: filhos da promessa

De todas as promessas de Deus a Abraão – de que engrandeceria seu nome e faria dele uma grande nação a qual possuiria as terras da região –, a mais importante foi a de que todas as nações do planeta seriam abençoadas por meio dele. Essa promessa se cumpre pela intervenção de Jesus Cristo ao “Se fazer carne” através da linhagem de Abraão para poder efetuar o plano da redenção através de Seu sangue. Sem essa promessa exclusiva, nenhuma outra faria sentido.

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Compare Gênesis 15:1 com Salmo 18:30 e 84:11. Por que Deus diz ser o “escudo” de Abraão?

Como podemos entender a representação de Deus como nosso escudo se ainda somos “atingidos” por situações ruins? Em outras palavras, em que sentido Ele é o nosso escudo? (ver 1Co 10:13)

Leia Gênesis 12:3 e 28:14. De que modo “todas as famílias da Terra” seriam abençoadas por meio da aliança com Abraão? Por que essa é a mais importante de todas as promessas de Deus? (R.: Toda a humanidade foi abençoada por meio de Jesus Cristo, que “Se fez carne” por meio da linhagem de Abraão para morrer no lugar de todos. Sem a redenção providenciada por Jesus nenhuma outra promessa faria sentido, pois ainda viveríamos eternamente sob os terríveis efeitos do pecado: vícios, inveja, maledicência, mentiras, traições, desconfiança, ódio, medo, etc. O “lago de cristal” nem as “ruas de ouro” poderiam diminuir os sofrimentos resultantes de uma vida assim.)

Leia Êxodo 19:5, 6. Com que propósito Deus planejou separar os descendentes de Abraão como uma “propriedade peculiar”? Conforme 1 Pedro 2:9, que paralelos podemos fazer entre o povo de Israel e a Igreja? Como a sua igreja tem cumprido esses propósitos que Israel não cumpriu?

Compare Gênesis 11:4 com 12:2. Por que a intenção de “engrandecer o nome” foi pecado para os construtores de Babel, enquanto para Abraão seria uma bênção de Deus? O que significa “ter um grande nome” na versão humana e na versão divina (Lc 22:24-27)? Como podemos crescer nesse sentido?

Deus prometeu a Abraão que ele teria muitos descendentes e que eles possuiriam uma grande extensão de terra. No entanto, ele e seu filho Isaque morreram sem ver o cumprimento dessa promessa (ver Hb 11:13, 14). Que lições podemos aprender deles para manter a fé sempre viva?

Leia Lucas 22:29, 30. Como a promessa da Nova Terra deve impactar nossa vida?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)