Perguntas interativas da Lição: a descendência de Abraão

“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:29). O verdadeiro Israel (antes e depois da cruz) é o Israel da fé, que vive em um relacionamento espiritual e de aliança com Deus, e que atua como Seu representante na Terra. Esse foi o tema da Lição da Escola Sabatina desta semana.

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Leia Deuteronômio 7:6. Com que propósito Deus escolheu Israel para ser um “destaque” dentre todos os povos daquela época?

Leia 1 Pedro 2:9. Com que propósito Deus escolheu a Igreja para ser um “destaque” no mundo? Em sua opinião, como ela tem cumprido essa missão? Se não, o que é preciso para que isso aconteça?

A relação de aliança entre Deus e Israel envolvia um acordo. Veja duas cláusulas básicas desse acordo nestes dois versículos: Deuteronômio 28:1, 15. Por que Deus queria que Seu povo obedecesse aos Seus mandamentos?

Leia Jeremias 11:8. Na relação de aliança com Deus, por que a desobediência traria “maldições” sobre o povo? (R.: Se Israel escolhesse desobedecer, Deus permitiria que eles colhessem as consequências naturais do pecado, assim como acontecia com todas as outras nações.)

Dentro do contexto da salvação pela graça, de que modo essa aliança com Israel pode ser comparada com a da Igreja?

Veja em Jeremias 3:1, 20 como a aliança com Israel era comparada a um casamento. Que lições aprendemos dessa comparação?

Veja essa afirmação no fim da lição de terça-feira: “A apostasia de Israel não teve origem na desobediência, mas na quebra do relacionamento com o Senhor.” Como assim?

Apesar de que a grande maioria do povo de Israel quebrou a aliança, Deus sempre teve um povo remanescente (1Rs 19:18; Is 4:3). Como esse fato pode ser uma motivação para sua fidelidade?

Leia Gálatas 3:26, 29. Como você pode ser a bênção que Deus prometeu a Abraão?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)