Esclarecimento da Divisão Intereuropeia da Igreja Adventista sobre reunião religiosa

Esclarecimento da sede adventista é a respeito de evento ocorrido na Itália em junho de 2021. A declaração em questão foi publicada no dia 28 de julho.

logo

Em 12 de junho de 2021, aconteceu uma cerimônia na Itália entre clérigos de diferentes denominações religiosas, apresentada por seus organizadores como uma comemoração da passagem do décimo aniversário da constituição do Conselho das Igrejas Cristãs de Marche e do vigésimo aniversário da assinatura do documento Charta Oecumenica (Carta Ecumênica). Todo o evento foi gravado e postado no YouTube.

Muitos adventistas do sétimo dia, de dentro e de fora do território da Divisão Intereuropeia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assistiram ao vídeo e ficaram extremamente preocupados ao perceber que dois pastores adventistas estavam entre os convidados.  Um deles é o pastor aposentado que estava envolvido na organização de um grupo de comunhão e intercâmbio de ministros de várias denominações cristãs que vivem naquela área da Itália, “Marche”.

Devido à presença de dois pastores adventistas do sétimo dia naquela celebração, a administração da União Intereuropeia procurou saber as circunstâncias e condições de sua participação. Após um pedido de esclarecimento de nossa parte, a Administração da União Italiana comentou o fato, por meio da Declaração abaixo (Documento 1). Ressaltamos a afirmação de que “Esta ação não teve como objetivo reconhecer ou validar a Carta Ecumênica de Estrasburgo. A Igreja Adventista na Itália não a reconhece, não acredita nela e não está submetida a tal ecumenismo. Portanto, não temos a intenção de ingressar no Conselho Ecumênico de Igrejas (CEC)”. Ao mesmo tempo, de acordo com a perspectiva da Administração da União, “permanecemos abertos a qualquer tipo de relacionamento inter-religioso, mas apenas se esses relacionamentos não questionarem nossa concepção e crenças específicas na palavra profética de Daniel capítulo 7 e Apocalipse capítulos 13 e 17”.

[Continue lendo.]