Perguntas interativas da Lição: ansiando por mais

As Escrituras estão repletas de modelos e “tipos” que apontam para realidades muito maiores. Hebreus 4 mostra uma dessas analogias ao apontar o descanso sabático como um símbolo do descanso definitivo que teremos no Céu. Esse foi o tema da Lição da Escola Sabatina desta semana.

Perguntas interativas para discussão em grupo:

A palavra grega typos (“tipo”, “modelo”, “exemplo”, “símbolo”) foi utilizada em Hebreus 8:5 para se referir ao status do santuário terrestre em relação ao santuário celestial. Pensando assim, por que o sangue era tão essencial nos rituais do santuário terrestre? (Comparar com Hb 9:22 e 1Pe 1:18, 19.)

De que modo a compreensão de que somos salvos pelo sangue de Jesus nos faz experimentar o descanso de Deus? Que diferença faz saber que somos salvos pela graça de Jesus e não por obras meritórias de nossa parte?

A palavra typos também foi utilizada no texto original de 1 Coríntios 10:6, 11 (ver). Em que sentido os erros e acertos do povo de Israel são “exemplos” ou “modelos” para nós hoje?

Leia Romanos 15:4. O que isso nos diz sobre a importância de conhecer muito bem a Bíblia?

Leia Hebreus 4:1-11. Em que sentido o descanso semanal no sábado é um “tipo” do descanso que teremos no Paraíso? (Note especialmente os versos 3, 4, 8 e 9 dentro desse contexto.)

Veja os versos 6 e 7 do texto acima e compare com Salmo 95:8-11. O que significa “endurecer o coração” e como podemos evitar que isso aconteça? Qual o significado do “hoje” nesses textos?

Afinal, o que significa “entrar no descanso de Deus”? (R.: Significa descansar de todas as nossas ansiedades ao ter o coração preenchido por Seu amor e confiar totalmente nEle e em Suas promessas; é ter a certeza do perdão dos pecados e da salvação, apesar de todas as dificuldades desta vida continuarem até o último dia, quando então definitivamente veremos o cumprimento da esperança.)

Como o descanso sabático pode nos ajudar a ansiar pelo descanso celestial?

Como você pode ajudar outras pessoas a encontrar descanso em Jesus, se elas pensam que seus pecados foram graves demais, e que o caso delas é realmente sem esperança? Que passagens bíblicas você compartilharia com essas pessoas?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)