Perguntas interativas da Lição: Que nação há tão grande?

Nos primeiros três capítulos de Deuteronômio, Moisés faz um resumo da história de Israel. Feito isso, o capítulo 4 começa assim: “Agora, portanto, ouçam…” “Ouvir”, no Antigo Testamento, tem a conotação de “obedecer” (ex.: Gn 27:8; 2Rs 17:40; Pv 1:8; etc.). Desse modo, a obediência às leis e estatutos de Deus deveria ser uma resposta natural ao reconhecerem a maneira como o Senhor os havia guiado até ali. Essa obediência, por sua vez, tornaria os filhos de Israel poderosas testemunhas de Deus para as nações vizinhas, as quais os veriam como “gente sábia e entendida” (Dt 4:6). Alguma semelhança com a missão da Igreja Adventista hoje? (ver Ap 12:17; 14:6, 12)

Esse foi o tema da Lição da Escola Sabatina desta semana.

Perguntas interativas para discussão em grupo:

Leia Deuteronômio 4:1. Por que o capítulo começa com “agora, pois…”? Qual é a relação entre os feitos de Deus (narrados nos capítulos 1 a 3) e a obediência do povo?

Leia Deuteronômio 4:2 e 12:32. Vamos aplicar essas palavras para a igreja: ao se considerarem as instruções dadas por Deus, de que forma corremos o risco de acabar “tirando” algumas ou “acrescentando” outras? Como podemos nos proteger contra essas atitudes? (ver Mt 15:9; Tg 2:10, 11)

De que forma as “tradições humanas” (Mc 7:13) invalidam a Palavra de Deus?

Por que alguém iria querer “mudar” as leis e instruções de Deus? Por que Satanás se esforça nesse sentido? (1 Jo 3:4)

Por que não temos prazer em obedecer às leis de Deus se não estivermos convertidos? (Rm 7:12, 14)

Em Deuteronômio 4:3, 4 Moisés lembrou ao povo as consequências naturais da desobediência, ao mencionar o golpe que lhes foi dado por Balaão. Esse falso profeta não havia conseguido amaldiçoar o povo de Israel enquanto este permanecia fiel a Deus (Nm 22-24); então ele levou mulheres moabitas para induzirem o povo a cair na sensualidade e a adorar Baal-Peor (Nm 25:1-15). Por volta do ano 100 d.C., cerca de 15 séculos depois, havia pessoas ensinando a “doutrina de Balaão” na igreja (ver Ap 2:14) – ou seja, levando os crentes a minimizar o pecado sexual e a condescender com ele. Tendo esse contexto em vista, responda:

(a) Em certo sentido, como a “doutrina de Balaão” está sendo ensinada hoje por meio das redes sociais?

(b) Por que satanás ainda continua tendo vitórias sobre o povo de Deus nesse aspecto? (ver 1 Co 6:18)*

(c) Como podemos nos proteger contra esses “ensinos” sutis e nos manter fiéis às leis de Deus?

Leia Deuteronômio 4:6-9. De que forma a fidelidade de Israel em obedecer a Deus impactaria as nações vizinhas? Como essa mesma realidade se aplica à igreja hoje? Que aspectos da Igreja Adventista podem impressionar as pessoas e atraí-las para o Evangelho?

Israel falhou quando quis seguir o modo de agir das nações ao seu redor. Aplicando isso para a igreja, como podemos evitar cometer o mesmo erro?

* Em 1 Coríntios 6:18, algumas versões da Bíblia traduzem erroneamente a palavra porneia como “prostituição” – o que resulta em um sentido muito diferente. Essa palavra significa “imoralidade sexual”, envolvendo todos os tipos de práticas sexuais fora do plano de Deus, que pode ser resumido assim: um homem e uma mulher, devidamente casados, e do modo “natural” (Rm 1:26, 27).

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)