Perguntas Interativas da Lição: lei e graça

Muita gente crê e ensina que o povo do Antigo Testamento tinha que viver “pela obediência à Lei”, e apenas os do Novo Testamento pela graça. No entanto, vemos no livro de Deuteronômio que a graça divina sempre foi a base para o relacionamento com Deus. Seria muita injustiça esperar do ser humano obediência sem a intervenção da graça divina, pois isso seria impossível!

Perguntas interativas para discussão em grupo:

O que aprendemos em Deuteronômio 9:1-6 sobre a graça de Deus no Antigo Testamento? Com base em 2 Timóteo 1:9, como podemos comparar essa realidade com a nossa no Novo Testamento? Como o conhecimento dessa verdade nos motiva a ser ainda mais obedientes?

Leia Gálatas 2:21. De que forma a cruz de Cristo nos revela o absurdo de alguém tentar “merecer” a entrada no Céu por meio de obras “meritórias”? (ver também Efésios 2:8,9)

Leia Romanos 3:20, 28. Por que ninguém será justificado por obedecer a Lei?

Leia Romanos 7:7 e 1 João 3:4. Quais são os propósitos da lei moral de Deus? Sem a Lei, o que definiria o que é “moral”?

Leia 1 Timóteo 1:9-10 com atenção. Sendo que a Lei Moral serve para definir o que é pecado, e que não somos salvos por ela, por que continuamos obedecendo? (R.: Por ela é verdade [Sl 119:142]; é perfeita [Sl 19:7], é eterna [Sl 119:44], é santa, justa e boa [Rm 7:12; 1Tm 1:8]; é o padrão de vida dos cidadãos do Céu [Hb 8:10]).

Como podemos entender o fato de que, milênios antes de Deus proclamar os 10 mandamentos no Sinai, Lúcifer já havia cometido “iniquidade” e “pecado” no Céu? (R.: Todos os seres morais que Deus criou são regidos por leis morais)

Em sua opinião, por que Deus estabelece leis morais para os seres inteligentes que Ele cria? Por outro lado, como seria se não existissem leis morais? Por que a transgressão dessas leis é pecado?

Dt 10:12,13. Em que sentido os mandamentos e estatutos de Deus são “para o nosso bem”?

Como podemos evitar a armadilha de nos tornarmos legalistas ao obedecermos a Lei? Qual é a diferença entre o legalismo e a obediência estrita e inabalável?

Como a Lei reflete a realidade do amor de Deus por nós?

(Natal Gardino é doutor em Ministério pela Andrews University e pastor distrital em Londrina, PR)