Vamos resgatar a música congregacional adventista!

Razões pelas quais a música congregacional adventista e evangélica empobreceu nos últimos 20 anos:

canto

1. A introdução do modelo Hillsong de adoração. Solista/líder de louvor com um grupo ou coral fazendo back vocal. Banda e orquestra em alguns casos ou playback.

2. O advento do PowerPoint e o abandono dos hinários.

3. Equipamentos de som amplificando em níveis sonoros altíssimos acima de 96 dbs.

4. Melodias sem preocupação com tonalidades. Essas canções foram feitas para os solistas sem levar em conta a região/extensão ideal para a congregação.

5. Complexidade rítmica e melódica.

6. Harmonias pobres para facilitar grooves rítmicos tocados por instrumentistas iniciantes.

7. Melodias e letras repetitivas.

8. Consequência: instrumentos que exigem estudo e dedicação perderam alunos. Hoje até os colégios procuram pianistas.

Corais, por exigir ensaio e dar pouca visibilidade na era da imagem, são percebidos como muito trabalho para pouco resultado. Pra que ensaiar 10 horas para 5 minutos de música quando aprendo ou invento uma voz na equipe de louvor? Ensaio no dia anterior e apareço bem bonito na transmissão.

Estamos vivendo uma nova era com o novo Hinário… Sugestão: compre hinários para colocar nos bancos e desative o PowerPoint. Use-os para anunciar o número.

As crianças que estão aprendendo a ler vão acompanhar as letrinhas.

Aqueles que seguem bolinhas vão se desenvolver na leitura musical.

Use um regente para liderar e controle o som para a igreja se ouvir. Quando o membro percebe que sua voz faz diferença ele canta com mais vontade. Divida as estrofes para homens, mulheres e crianças. Em pouco tempo sua igreja deixará de ser passiva com pessoas em pé olhando para o PowerPoint e ouvindo o vocal geralmente desafinado e desencontrado, e passará a louvar com alegria.

Não concorda comigo? Assista aos cultos online de 90% das igrejas… É vergonhosa a qualidade musical de tudo – dos instrumentistas, cantores e técnicos de som. Você pode fazer a diferença! E coloque seu filho para estudar e não o deixe desistir.

(Flávio Santos; Facebook)

Adquira o novo Hinário Adventista (clique aqui).