Primeira expedição Na Trilha dos Pioneiros

Grupo realiza expedição em lugares históricos do adventismo no Brasil.

8fe6072d-6d45-44dd-b1be-83e20be580c0

Nos dias 11 e 14 de agosto, um grupo de 20 pessoas vindas de vários estados do Brasil participou da primeira expedição intitulada Trilha dos Pioneiros. O destino: Santa Catarina. Organizada pelo blog Mapa na Mão, mantido pela criciumense Michela Borges Nunes, em parceria com a agência de viagens WJ Turismo, de Florianópolis, a expedição teve início na sede da Associação Catarinense (fundada em 1906) e foi guiada pelo pastor e jornalista Michelson Borges, autor do livro A Chegada do Adventismo ao Brasil.

Dali, o grupo foi para o Porto de Itajaí. Do alto do Morro da Cruz, Michelson contou a história da providencial chegada da mensagem adventista às terras catarinenses. Em seguida, a expedição passou por Brusque (Casarão Hort, onde foi aberto o primeiro pacote de literatura adventista no país, e rio Itajaí-Mirim, palco dos primeiros batismos), Blumenau e Gaspar Alto (localidade da primeira igreja adventista organizada no Brasil).

Em Gaspar Alto, no sábado, o pastor Michelson pregou durante o culto, quase três décadas depois de ter estado lá para realizar as primeiras pesquisas a fim de escrever o livro. Logo em seguida, o grupo se dirigiu até o riacho no qual, 127 anos antes, os pioneiros Guilherme e Johanna Belz (entre outros) foram batizados pelo pastor Frank Westphal. Ali, o pastor batizou seu aluno bíblico Marcelo Faceto. À tarde, o grupo visitou uma casa em estilo enxaimel construída com materiais do Colégio Superior de Gaspar Alto (embrião do atual Unasp) e concluiu o passeio do dia com um pequeno culto no Cemitério da Esperança, onde estão sepultados alguns dos pioneiros do adventismo. No domingo, a excursão seguiu para Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, onde os participantes puderam conhecer, entre outras coisas, a Rota do Enxaimel, maior concentração de casas nesse estilo fora da Alemanha.

[Continue lendo.]

DCIM100MEDIADJI_0216.JPG