Perguntas interativas da Lição: Esperando no crisol

A paciência é um dos “gomos” do fruto do Espírito Santo (Gl 5:22). Ela é essencial para aqueles que vão perseverar até o fim e ser salvos (Mt 24:13; Ap 14:12). O crisol é a própria ocasião em que ela pode ser desenvolvida e fortalecida, quando se confia totalmente em Deus com fé e esperança.

Perguntas para reflexão e discussão em grupo:

Leia Salmo 27:14 e 37:7. Por que a Bíblia nos recomenda constantemente a “esperar no Senhor”? O que significa isso?

Por que a paciência é tão importante ao passarmos pelos crisóis da vida?

Leia Romanos 5:6 e Gálatas 4:4. O que essas passagens nos dizem sobre o “tempo de Deus”? O que significa dizer que Jesus veio “na plenitude do tempo” (Gl 4:4)?

Por que muitas vezes, no tempo de Deus, Ele parece demorar tanto? Como podemos aprender a Lhe entregar tudo, confiando inteiramente e esperando no tempo dEle?

Conforme Romanos 15:4, 5, de que forma as Escrituras contribuem no desenvolvimento de nossa paciência?

Se Deus já havia mandado ungir o jovem Davi para ser rei em Israel (1Sm 16:1, 12, 13), por que Ele o fez esperar tanto e passar por tantas tribulações até chegar lá? Que lições podemos aprender dessa história para a nossa vida?

Em sua opinião, qual foi o erro de Elias quando se desesperou temendo por sua vida? O que Deus quis lhe dizer quando o encontrou em uma caverna e lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?”

Leia Salmo 37:4. O que significa “se agradar do Senhor”? Como podemos aprender a viver sempre assim?

(Pastor Natal Gardino, professor de Teologia no Instituto Adventista Paranaense)