Fortes terremotos atingem Taiwan e México

Taiwan

Um terremoto de 6,9 graus de magnitude afetou o sudeste de Taiwan neste domingo (18/9) e deixou pelo menos um morto, além de ter provocado o desabamento de pelo menos três edifícios e danos em rodovias, mas os meteorologistas descartaram a ameaça de tsunami na região. O terremoto aconteceu às 6h44 GMT (3h44 de Brasília), 50 quilômetros ao norte da cidade de Taitung e a uma profundidade de 10 quilômetros. A intensidade inicial foi calculada em 7,2 graus, mas o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) revisou algumas horas depois para 6,9. Também foram registrados vários tremores secundários. […]

A Administração de Ferrovias de Taiwan (TRA) informou que um trem descarrilou na estação de Dongli, em Hualien. Os passageiros foram retirados e ninguém ficou ferido. O tremor também foi sentido na capital, Taipé, e na cidade de Kaohsiung.

(Correio Brasiliense)

Um poderoso terremoto atingiu a costa oeste do México nesta segunda-feira (19), sacudindo edifícios e fazendo com que moradores da Cidade do México fossem para as ruas por segurança. O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que há risco de um tsunami perto da costa de Michoacán.

Pouco depois das 13h, hora local, o tremor de magnitude 7,6 registrado pelo Serviço Geológico dos EUA atingiu perto da costa na região fronteiriça dos estados de Michoacán e Colima a uma profundidade de cerca de 15 km.

Na Cidade do México, que fica a aproximadamente 440 km do epicentro, testemunhas disseram que sentiram os prédios tremerem. A prefeita Claudia Sheinbaum disse que não houve relatos imediatos de danos na capital após os tremores.

O tremor desta segunda atingiu o México no mesmo dia em que dois outros grandes terremotos atingiram o país, em 1985 e 2017.

Milhares de pessoas morreram no terremoto de 1985 e mais de 350 morreram no terremoto de 2017.

(G1 Notícias)