“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor” (Rm 13:8). Todas as 26 referências que a Bíblia faz às dívidas são negativas (ex.: Pv 22:7). Obviamente, elas não fazem parte do ideal de Deus para Seus filhos, pois produzem muita preocupação, tensão e angústia. Por outro lado, há situações em que a dívida se faz necessária, como na aquisição de uma casa própria ou na educação formal (faculdade) dos filhos para que depois eles tenham condições de cuidar da própria vida. A Lição da Escola Sabatina desta semana nos faz refletir sobre a relação das dívidas com a vida espiritual, revela suas causas e apresenta propostas que tornam possível se livrar delas. A primeira e principal proposta é colocar Deus em primeiro lugar. A segunda, em alguns casos, é “destruir os cartões de crédito antes que eles destruam você, seu casamento ou ambos”. Certamente, muitas vidas serão transformadas após o estudo da lição desta semana!
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO EM GRUPO:
Romanos 13:8 nos aconselha: “Não devam nada para ninguém…” Apesar de não ser exatamente pecado contrair dívidas, por que elas sempre têm sentido negativo na Bíblia? De que forma as dívidas podem prejudicar a vida espiritual? (R.: Elas podem provocar mudança de foco espiritual devido a muita preocupação e estresse; etc.)
Leia Provérbios 22:7. Em que sentido “aquele que pede emprestado é servo de quem empresta”? Como podemos comparar essa situação com os créditos e empréstimos de banco e financiadoras? (R.: O credor se torna “senhor” do que tomou emprestado, e o submete a situações constrangedoras.)
Leia Provérbios 23:4 e 1 Timóteo 6:8, 9. Por que não devemos nos esforçar para tentar ficar ricos? Como podemos determinar a diferença entre: (1) trabalhar arduamente para ter uma vida melhor, e (2) fazer da riqueza/dinheiro um ídolo?
Por que devemos fugir de todo e qualquer esquema de “enriquecimento rápido”? (R.: Na grande maioria das vezes, quase sem exceção, esses “esquemas” estão relacionados a alguma ilegalidade ou vão prejudicar muitas pessoas em algum momento.)
Veja o que a Bíblia diz sobre nos tornarmos fiadores de alguém: Provérbios 6:1-5; 17:18; 22:26. Qual o problema envolvido com essa atitude? Por que Deus Se preocupa com isso de modo tão sério? (R.: “Estudos mostram que 75% dos que se tornam fiadores acabam fazendo os pagamentos” – lição de quarta-feira. Deus Se importa conosco e quer o nosso bem. Quer nos ver livres de dívidas, principalmente das de outras pessoas. É o nosso nome que está em jogo.)
A lição de sexta-feira sugere que, em alguns casos, os cartões de crédito devem ser destruídos “antes que eles destruam você, seu casamento, ou ambos”. Quando se deve tomar essa decisão? Como o cartão de crédito pode destruir uma pessoa ou seu casamento?
Hebreus 13:5. Como podemos viver segundo esse conselho divino?
Como a lição desta semana impactou sua vida financeira e espiritual?
(Pastor Natal Gardino, professor de Teologia no Instituto Adventista Paranaense)