Presidente mundial da IASD faz apelo por condenado à morte nos EUA

ted-wilsonO presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted N. C. Wilson, escreveu uma carta de apelo ao governador do estado norte-americano do Tennessee, Bil Lee, pedindo pela suspensão da execução de Donnie Johnson. Johnson foi condenado por matar a esposa e sua execução está marcada para esta semana. A Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Norte também pediu por misericórdia e orações por Johnson. Na prisão, Johnson se tornou cristão e foi batizado como membro da Igreja Adventista do Sétimo dia. Abaixo está a carta de Wilson para o Governador Lee.

“Prezado governador Lee,

“Escrevo-lhe em relação ao Donnie (“Don”) Edward Johnson, o qual tem sua sentença de execução pelo Estado do Tennessee marcada para quinta-feira, 16 de maio de 2019. Como Governador do Tennessee, o mais elevado poder e talvez a mais difícil responsabilidade que Deus lhe deu é decidir se uma pessoa deve viver ou morrer. Em que pese o sistema legal [judiciário] já tenha se pronunciado, reconhecendo a culpa do Sr. Johnson e condenando-o à pena de morte, eu apelo a você para que considere a vida.

“Durante muitos anos desde 1984, o Sr. Johnson teve uma miraculosa transformação de mente, de coração e de caráter que somente Deus pode conquistar. Ele passou de um criminoso de coração duro para um homem que cuida do próximo e procura espalhar a esperança que ele encontrou no seu Salvador, Jesus Cristo, com aqueles que ainda não o conhecem. No curso da jornada espiritual do Sr. Johnson, ele se tornou membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, uma denominação protestante com mais de 21 milhões de membros e presença em mais de 200 países. Como adventistas do sétimo dia, nós reputamos a Bíblia como a Palavra de Deus e aceitamos Jesus Cristo como nosso único Salvador. Nós ensinamos que devemos ser bons cidadãos, obedientes às leis do país, e a honrar e orar pelos nossos líderes governantes. Cremos que somos chamados a seguir os passos de Cristo, alcançando as necessidades físicas, sociais e espirituais das pessoas.

“Segundo entendemos, a transformação do Sr. Johnson abrangeu o acolhimento desses valores cristãos e ele atualmente está servindo a outras pessoas com a capacidade de liderança espiritual desenvolvida. Fui informado de que ele conduziu outros prisioneiros a Cristo, levando-os a fazer uma entrega completa a Deus, e que isso está sendo uma influência positiva na prisão e além-muros.

“Senhor, nós requeremos que em espírito de oração considere assegurar graça [graça com comutação de pena, que é o instituto jurídico parcialmente equivalente no Brasil já que não temos pena de morte, mas apenas de competência do presidente da República] ao Sr. Johnson poupando sua vida para que ele continue desempenhando esse importante ministério espiritual que somente ele e sua singular capacidade podem realizar. Sua morte não teria qualquer valor redentor ou dissuasivo [aqui o pastor Ted Wilson evidencia conhecer a função de prevenção geral e especial da pena] e nós acreditamos que ele estaria melhor servindo à comunidade ao conduzir a Deus seus companheiros prisioneiros.

“Obrigado por considerar este pedido. Esteja certo de que eu estarei orando por você enquanto pesa essa incrivelmente importante decisão. Como a Bíblia diz, “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miqueias 6:8).

“Respeitosamente,

“Ted N. C. Wilson, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia.”

(Tradução livre por Wilson Knoner Campos, advogado, diretor do Fórum Regional de Liberdade Religiosa e Assuntos Públicos de Santa Catarina e membro da IASD Central Florianópolis)

 Nota do advogado Wilson Knoner Campos: “Uma leitura atenta da carta evidencia que o pastor Ted Wilson foi cirurgicamente preciso em suas palavras, as quais devem ser lidas dentro da semântica invocada. Direta ou indiretamente, o teor da carta demonstra conhecimento das funções da pena (prevenção geral e prevenção especial) e que a pena de morte não é a solução mais adequada. É minha opinião que não devemos apoiar a pena de morte, bem como que não há respaldo bíblico para tanto. Apesar de minha opinião, destaco que a carta do pastor Ted não trata do tema em um contexto amplo, pois circunscreveu-se à situação concreta do Sr. Johnson. Assim, a aludida carta não se posiciona diretamente a respeito de uma visão adventista sobre a pena de morte. Contudo, é inegável que ela aponta para a real inadequação no mundo civilizado, o que, enfatizo, é uma opinião minha sobre o teor da carta.”