Aliança Europeia pelo Domingo emite novo manifesto promovendo um domingo sem trabalho para todos

Tendo em vista o Dia Europeu do Domingo Sem Trabalho (3 de março), a Aliança Europeia pelo Domingo (ESA) emitiu na sexta-feira, 1º de março de 2024, um novo manifesto sublinhando que “o tempo de descanso sincronizado é uma ferramenta eficaz para combater a solidão e destacou sua importância para a saúde mental dos trabalhadores”. Além disso, tendo em vista as próximas eleições na União Europeia (UE) em junho de 2024, a Aliança Dominical Europeia apela aos deputados do Parlamento Europeu e aos candidatos às eleições europeias para que apoiem o Manifesto do seu Comitê Diretor e reconheçam o valor do estabelecimento de um dia comum semanal de descanso, por tradição aos domingos, em nível de UE para todos os cidadãos.

Nos últimos dias, a Aliança Europeia pelo Domingo realizou uma campanha de vídeo, sensibilizando os líderes políticos nacionais e da UE, bem como os cidadãos, sobre os efeitos positivos de um dia de descanso semanal sincronizado. Todos os vídeos podem ser vistos nas contas de redes sociais da ESA – Twitter e Facebook – ou no Comece YouTube.

A lista de eurodeputados que promovem a campanha da ESA inclui: Miriam Lexmann (PPE – Eslováquia), que é também a principal patrocinadora da Aliança, Gabriele Bischoff (S&D – Alemanha), Tomáš Zdechovský (PPE – República Checa), Michaela Šojdrová (PPE – República Checa), Katrin Langensiepen (Verdes – Alemanha), Evelyn Regner (S&D – Áustria), Dragoș Pîslaru (Renew Europe – Romênia), Dennis Radtke (PPE – Alemanha), Brando Benifei (S&D – Itália).

A Aliança é uma ampla rede de mais de 100 alianças dominicais nacionais, sindicatos, organizações patronais, associações da sociedade civil, igrejas e comunidades religiosas na União Europeia. A Aliança está empenhada em aumentar a consciência sobre o valor único do domingo para a nossa sociedade e sobre a importância de um dia de descanso comum. Comece é membro fundador da European Sunday Alliance.

(Comece)