Há esperança para a igreja?

woman“Não carregue nas costas o peso da igreja, que não é sua, pois ela pertence a Cristo”

Há mais de vinte anos, quando eu era um jovem diretor de grupo em Santa Catarina, fui visitar nosso pastor distrital para pedir alguns conselhos relacionados com a comunidade adventista que eu liderava. Ademar Paim é um homem de Deus que, inclusive, realizou meu casamento. Contei-lhe das dificuldades que eu estava enfrentando na igreja e ele me disse algo de que nunca me esqueci: “Já me angustiei muito com os problemas e os desafios da igreja, e olhe que, como distrital, cuido de dez congregações. Perdi noites de sono, fiquei estressado, chorei, quase adoeci. Um dia abri o coração para Deus e disse que a carga estava pesada demais. Então Ele me disse que eu não precisava carregar nas costas uma igreja que é Dele. Entendi o recado. Ainda me sinto responsável pelas igrejas das quais sou pastor? Claro. Ainda sofro com algumas situações? Sim, é inevitável. Mas compreendi que não sou dono da igreja. Que o dono dela é Jesus, e Ele tem ombros infinitamente mais fortes que os meus.”

Abracei o adventismo no início dos anos 1990, quando era um estudante pré-universitário, evolucionista e adepto da Teologia da Libertação. Foram dois anos e meio de estudos bíblicos para me convencer de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia realmente tem suas doutrinas embasadas nas Sagradas Escrituras e tem cumprido um papel profético especial no mundo. Dois anos e meio para purificar minha mente das ideologias antibíblicas que a dominavam. De lá para cá, tenho feito o que posso para ajudar a propagar a mensagem da volta de Jesus e edificar a igreja Dele na Terra. Prometi ao meu Deus que usaria tudo o que tenho e sou nessa missão. Procurei florescer onde fosse plantado: como estudante, professor, depois como editor da Casa Publicadora Brasileira (CPB) e, finalmente, como pastor adventista, ordenação que recebi há três anos com muita alegria e reverência – sempre levando em conta as palavras do pastor Paim: a igreja é Dele, você é apenas uma pequena engrenagem no todo.

Como repórter da CPB, tive o privilégio de conhecer histórias maravilhosas de conversão e missão. Histórias que me fazem acreditar que o Espírito Santo está agindo entre nós. Mas também acompanhei histórias tristes de intrigas, casamentos desfeitos, naufrágios espirituais, etc. Exatamente como acontecia entre o povo de Deus nos tempos bíblicos, afinal, eles e nós somos apenas seres humanos. Mas há um jeito de não ser dominado pelos maus sentimentos que essas coisas nos trazem.

Minha esposa e eu somos uma dupla missionária desde quando ainda éramos namorados. Entendi desde cedo que, como diz Ellen White, o verdadeiro converso nasce para o reino de Deus como missionário. É levando a Palavra às pessoas que nossa fé se fortalece. Por causa disso, precisamos estar sempre conectados à Fonte, porque ninguém dá o que não tem. Ver pessoas sendo convertidas pelo poder do Espírito Santo reafirma em nós a convicção de que a Palavra de Deus tem poder, e de que o Deus da Palavra guia Sua igreja. Ao ver o que o Senhor tem feito por meio de vasos de barro como nós encho-me de esperança.

Como diz um provérbio popular, ninguém joga pedra em cachorro morto. O diabo está irado contra a igreja, contra o povo que guarda os mandamentos de Deus e tem o Espírito de Profecia. O inimigo está atacando ferozmente esse povo, levantando heresias, mentiras, trazendo sofrimento e perdas, e tentando até às últimas consequências os soldados do evangelho. De vez em quando alguns desses soldados são atingidos e caem. Nessas horas, especialmente, merecem nossas orações e nossa compaixão, afinal, estamos todos na mesma guerra e um verdadeiro exército nunca abandona os seus feridos. Esse cenário de lutas e dor me mostra que o fim está próximo; que logo a sacudidura se intensificará (se não sabe o que é isso, estude) e me faz pensar uma vez mais que quem pensa estar em pé deve cuidar para não cair. E se cair deve olhar para cima e ver as mãos estendidas em sua direção.

Seguremos firmemente as mãos de Jesus e sigamos sempre o exemplo Dele, o autor e consumador da nossa fé. Só assim venceremos com Sua amada igreja, hoje militante, amanhã triunfante.

De vez em quando releio os textos abaixo, de Ellen White. Eles me trazem alento:

“A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 355).

“Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 362).

“Jesus amou a igreja, e por ela Se deu a Si próprio, e Ele a há de aperfeiçoar, refinar, enobrecer e elevar, de maneira que fique firme em meio das corruptoras influências deste mundo” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 356).

“Como o Capitão do exército do Senhor derribou os muros de Jericó, assim triunfará o povo que guarda os mandamentos do Senhor e serão derrotados todos os elementos oponentes” (Eventos Finais, p. 47).

“Não necessitamos duvidar nem temer de que a obra não avançará. Deus está à frente […] e porá tudo em ordem. […] Tenhamos fé de que o Senhor guiará com segurança ao porto a nobre embarcação que conduz Seu povo” (Review and Herald, 20 de setembro de 1892).

“Embora existam males na igreja e tenham de existir até o fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 355).

“Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 18).

Em momentos de crise, gosto de pensar também na atitude de Josué e Calebe, de Moisés e dos profetas. Josué e Calebe foram espias fieis, mereciam entrar na terra prometida, mas decidiram permanecer com a “igreja” e sofrer com ela no deserto. Moisés teve a chance de ser o pai de uma nova nação e se livrar da “igreja” murmuradora e complicada, mas preferiu ficar com ela até o fim. Os profetas denunciaram os erros da “igreja”, muitas vezes foram perseguidos por aqueles a quem procuravam salvar, mas, mesmo assim, não abandonaram o povo de Deus. Quero estar com esse povo até o fim, dentro desse barco que levará a igreja até o porto seguro, e fazer o meu melhor para tornar essa viagem a melhor possível, apesar dos muitos obstáculos pelo caminho.

Vamos nos unir, orar e trabalhar. Navegar é preciso, e quem está remando não tem tempo para o que não é prioritário.

Michelson Borges

Leia também: “Atitude correta: três opções seguras para lidar com os escândalos”